Pages

18 de out. de 2009

CONTINUAÇÃO SOBRE TRANSPLANTES RENAIS :

O que é o transplante renal?

O transplante renal é considerado pela maioria dos nefrologistas como a melhor modalidade de tratamento e reabilitação para pacientes com Insuficiência Renal Crônica. O outro tipo de tratamento é a diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal).

Em que consiste o transplante renal?Consiste em preparar um doador com grau de parentesco ao paciente, realizando exames necessários para avaliar desde o grupo sanguíneo até análises complexas que determinam algumas substâncias existentes nas células (conhecido como HLA) com a finalidade de mostrar se o tecido do doador assemelha-se ao do receptor. Também são realizados exames clínicos e laboratoriais para assegurar o sucesso da cirurgia de transplante.
Em que local é colocado o novo rim?O rim transplantado é colocado na região inferior do abdome e geralmente não se retiram os próprios rins do paciente.
Como se escolhe o paciente receptor do rim?
No transplante de rins de doador cadáver o rim é proveniente de uma pessoa com morte cerebral e é elaborado um sistema de busca por uma central de transplante para avaliar o paciente de maior compatibilidade para receber este rim.Os pacientes com insuficiência renal crônica são cadastrados e os candidatos colocados em lista de espera,selecionando-se depois o mais compatível.O paciente transplantado precisa tomar medicamentos?
O paciente transplantado tem que fazer uso de medicamentos imunossupressores (que combatem a rejeição) corretamente e enquanto estiver com o rim em funcionamento, tendo consciência que se parar a medicação ocorre rejeição do órgão transplantado e terá que retornar à diálise.Além disso tem uma menor resistência à infecção havendo necessidade de ter maior cuidado para diminuir a chance de adquiri-las.

0 comentários:

Postar um comentário